Usina de açúcar e etanol adquire 1ª Carregadeira 938K Sugarcane Cat® do Espírito Santo

Usina de açúcar e etanol adquire 1ª Carregadeira 938K Sugarcane Cat® do Espírito Santo

Equipamento será utilizado no trabalho com o bagaço de cana, alimentando a caldeira para coogeração de energia da Alcon

 

Quando iniciou suas atividades, lá na década de 1980, a Usina Alcon era uma pequena destilaria de etanol em Conceição da Barra (ES), com uma produção de 60 mil litros por dia e esmagando 63 mil toneladas de cana.

 

Boa gestão e trabalho duro levaram ao crescimento e a novos negócios, se tornando em uma usina de açúcar e etanol com produção diária de 450 mil litros do combustível, 15 mil sacos de açúcar e 10 toneladas de levedura seca.

 

Já naquela época a empresa utilizava equipamentos Cat, como a Motoniveladora 120B Cat® (1983) e a Pá Carregadeira 966C Cat® (1990).

 

Mais recentemente, a Alcon adquiriu uma Carregadeira 938K Sugarcane, a primeira do estado, e exclusiva para trabalhar com o bagaço de cana e alimentar uma térmica de coogeração de energia elétrica de 42MW hora.

 

“Sempre fomos parceiros da Caterpillar. Agora estamos estudando a troca da frota antiga”, comenta Nerzy Dalla Bernardina Júnior, Diretor Superintendente da usina. A empresa também adquiriu um contrato de manutenção PMP compacto.

 

O sucesso da Carregadeira 938K Sugarcane é resultado de um projeto que foi desenvolvido exclusivamente para trabalhar no agronegócio de cana de açúcar. Possui caçamba para bagaço com alta capacidade de armazenamento, sistema de arrefecimento  com hélice reversível, pré-purificador de admissão e pneus de alta flutuação para aumentar a produtividade da operação.

 

Para Júnior, a experiência refletiu o bom relacionamento de anos entre as duas empresas. “Sempre fomos bem servidos pelos representantes Sotreq aqui no estado em termos de vendas, pós-vendas e a agradável disposição de seus colaboradores”.

 

De acordo com Tarcisio Noventa, Representante de Vendas de Máquinas da Sotreq, a venda do equipamento teve o envolvimento de algumas áreas da empresa, como o especialista de produto, Gustavo Furieri, para dimensionar, e da equipe de vendas de São Paulo. Ele destaca a importância do produto para as empresas.

 

“Ter um modelo específico para trabalhar no mercado de cana de açúcar é muito importante, pois com isso é possível demostrar ao cliente toda a potencialidade do produto em relação à produtividade e baixos custos operacionais”.

 

Noventa ainda ressalta os valores da Sotreq, a fim de ajudar a expandir os negócios do cliente, como entendimento e oferta de soluções que atendam suas necessidades, além de a Sotreq ser referência em suporte ao produto, proporcionando alta disponibilidade de peças e estrutura de mecânicos especializados.

 

“Oferecemos também os benefícios do Sotreqlink, que disponibiliza ao cliente uma plataforma on-line e 24 horas com informações de sua frota, como localização, horímetro, utilização, consumo de combustível, produtividade, facilidades na compra de peças, solicitações de atendimento, boletos  e relatórios de atendimentos”, finaliza.