Catalisadores Rentar reduzem consumo de combustível em equipamentos a diesel

Catalisadores Rentar reduzem consumo de combustível em equipamentos a diesel

Tecnologia pode ser instalada em máquinas novas e usadas, além de diminuir a produção de gases que causam o efeito estufa

 

O consumo de combustível é um assunto que interessa a todas as empresas. Por isso, toda tecnologia que oferece a possibilidade de reduzi-lo é bem-vinda. É o caso dos Catalisadores Rentar, que podem ser aplicados em equipamentos novos e usados com motor a diesel, como máquinas da linha amarela, fornos, caldeiras, geradores de energia, caminhões e locomotivas, entre outros.

 

Distribuído exclusivamente pela SITECH, empresa do Grupo Sotreq, trata-se de uma cápsula instalada junto ao sistema de alimentação de combustível, localizado entre o tanque e antes da câmara de combustão.

 

Os Catalisadores Rentar são fabricados com combinações de elementos raros e metais finos. Quando o combustível passa pelo catalisador, reações são disparadas e permitem uma queima com maior eficiência. Isso acontece devido à polarização e à separação das moléculas de combustível, que possibilitam que mais moléculas sejam expostas ao oxigênio.

 

Marx Gutierrez, Gerente Geral da SITECH, explica que em um processo típico de combustão, as moléculas tendem a permanecer juntas. “Aquelas que não têm contato com oxigênio não são queimadas e saem como combustível desperdiçado na forma de gases poluentes e partículas, como a fuligem”, conta.

 

Com os Catalisadores Rentar, o consumo de combustível é mais bem aproveitado, independentemente da operação realizada.

 

A redução do consumo de combustível depende do tipo de aplicação, motor, injeção e clima. Em máquinas, fica entre 3% e 8%; em fornos, a redução esperada é de 7% a 30%; já em motores geradores, pode ir de 7% a 12%.

 

De acordo com Gutierrez, o payback do produto é estimado entre 3 e 12 meses, mas vai depender do tempo de funcionamento do motor e do custo mensal em combustível. “Algumas máquinas gastam 80 litros por hora, outras gastam 20. Algumas funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, outras apenas nos dias úteis. É preciso ter em mente todas essas considerações para comprovar o resultado”, comenta.

 

Selo verde

Muito tem se falado sobre a consciência ambiental das empresas. Aquelas que têm iniciativas “verdes” (como diminuição da produção de lixo, reciclagem, menor uso de energia, redução na emissão de poluentes, uso de filtros etc.) são bem vistas pelo consumidor e pela sociedade em geral.

 

Além da redução de custos em relação ao consumo de combustível, Os Catalisadores Rentar proporcionam diminuição na emissão de material particulado e gases estufa, como hidrocarbonetos, monóxido de carbono, dióxido de carbono e enxofre. Não à toa, recebeu o certificado Virginia Tech University Olson Ecco-logic Emissions Laboratory.

 

O dispositivo também atua na diminuição de custos na manutenção de motores devido à menor produção de fuligem (elemento altamente abrasivo). A otimização da queima deixa o sistema mais limpo, aumentando a vida útil do motor.

 

O produto tem garantia de 10 anos, é livre de manutenção e pode ser instalado em outros equipamentos sempre que necessários. Além disso, possui outros certificados de laboratórios e institutos: o Southwest Research Institute e o U.S. Army’s Aberdeen Proving Ground. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Quando duas empresas de renome internacional se reúnem, a parceria tende a ser um sucesso. Foi o que aconteceu entre a Sotreq e a SCHWING-Stetter ao acordarem na incorporação de Motores Cat® na linha...
Treinamento de Operação foi realizado com colaboradores da Serveng Engenharia entre os meses de setembro e outubro   Nos meses de setembro e outubro, a Sotreq realizou quatro Treinamentos...