Caterpillar e Sotreq apresentam a Nova Geração de Escavadeiras Hidráulicas Cat®

Caterpillar e Sotreq apresentam a Nova Geração de Escavadeiras Hidráulicas Cat®

Equipamentos oferecem redução nos custos de combustível e manutenção, além de um significativo aumento na eficiência

Inovação e proximidade com os clientes são dois fatores levados a sério pela Caterpillar e seus revendedores. Por isso, a empresa apostou em três novos modelos que fazem parte da Nova Geração de Escavadeiras Hidráulicas Cat®. Modernos e robustos, os equipamentos trazem diversas tecnologias que foram criadas para otimizar ainda mais as operações.

 

Os modelos Cat® 320, Cat® 323 e Cat® 320 GC estão dentro do padrão da classe de 20 toneladas e foram lançados oficialmente em junho, durante um evento promovido pela Caterpillar para clientes e imprensa, realizado na fábrica da empresa em Piracicaba (SP).

 

Os participantes foram divididos em grupos e participaram de uma dinâmica diferenciada: entrar em cinco estações temáticas preparadas pela Caterpillar para conhecer mais detalhadamente cada tecnologia dos novos equipamentos. Essas vantagens foram apresentadas por cinco especialistas da empresa.

 

É importante destacar que os três modelos contam com tela touch screen, em que o operador consegue acionar todas as tecnologias de forma rápida e simples.

 

Uma das maiores revendedoras dos equipamentos Cat® do mundo, a Sotreq já comercializou alguns modelos da Nova Geração de Escavadeiras Hidráulicas Cat® e está com as melhores expectativas. “Hoje o cliente busca muito a produtividade e a eficiência, além de reduzir os custos operacionais. Essas máquinas sintetizam tudo que eles procuram. É uma inovação que com certeza proporcionarão grandes resultados”, afirma Anselmo Gomes, Gerente de Vendas de Máquinas da Sotreq.

 

Foco na produtividade

Quem nunca sonhou em ter um equipamento com alta produtividade? Os modelos Cat® 320 e Cat® 323 oferecem um aumento de até 45% na eficiência do operador e, por consequência, na produtividade de operações tradicionais de nivelamento. Esse é o mais alto nível da indústria para tecnologias de fábrica que dão impulso à produtividade.

 

De acordo com Mauricio Briones, Especialista de Aplicação de Produtos da Caterpillar para America Latina, esse benefício é alcançado graças à tecnologia de integração Cat Connect. “Vale lembrar que esse aumento de 45% na eficiência do operador é alcançado quando ele utiliza as tecnologias presentes nas máquinas. Operadores que preferem o modo tradicional de operação, sem tecnologias, podem trabalhar normalmente com esses equipamentos, mas o aumento de 45% está diretamente relacionado ao uso das tecnologias”, explica.

 

Uma das tecnologias ligadas à produtividade é o sistema Cat GRADE 2D, que ajuda a obter o nivelamento desejado com rapidez e precisão. Ao ligar o botão E-Fence, a máquina trabalha com limites estabelecidos para não comprometer estruturas subterrâneas (como tubulações de esgoto) ou fiações elétricas.

 

Outro destaque é o Grade Assist, que automatiza os movimentos da lança, do braço e da caçamba. Desse modo, o operador tem mais controle do trabalho e realiza escavação com apenas uma alavanca.

 

“Os modelos Cat® 320 e Cat® 323 possuem o Cat PAYLOAD, um sistema embarcado de pesagem de carga útil instalado na própria fábrica. Ele realiza a pesagem com a máquina em movimento e informa a carga útil em tempo real, evitando retrabalhos ou mesmo a sobrecarga do caminhão. É possível ainda instalar o sistema de monitoramento Cat LINKTM , que permite o acesso remoto a todas as informações de operação da máquina”, afirma Briones.

 

Economia de combustível

Combustível é sempre um item que desperta atenção dos clientes. A Caterpillar sabe disso, por isso, fez com que a Nova Geração de Escavadeiras Hidráulicas Cat® oferecem uma redução de até 20% nos gastos com combustível.

 

Para chegar a esse índice, é preciso acionar o modo de operação Smart, que ajusta automaticamente o motor e a potência hidráulica para as condições de escavação. Com isso, o próprio desempenho do equipamento também é otimizado.

 

“Muitas vezes, os operadores estão em marcha lenta ou em outra atividade que não requer esforço hidráulico do equipamento, mas isso acaba consumindo o combustível. No modo smart, a rotação do motor baixa quando não há necessidade, contribuindo para essa economia de combustível”, diz Dirceu Victo, Consultor de Escavadeira Hidráulica da Caterpillar Brasil.

 

Até então, as Escavadeiras Hidráulicas Cat® eram produzidas com um sistema de ventilador único. Os novos modelos possuem um sistema de arrefecimento com múltiplos ventiladores elétricos, capazes de monitorar as temperaturas de componentes como óleo hidráulico, radiador e pós-arrefecedor ar-ar. Assim, detecta o fluxo de ar mais indicado para cada etapa da operação.

 

“Uma das principais inovações nesse quesito é a válvula de controle principal, que elimina a necessidade de linhas-piloto, reduzindo a perda de pressão e, consequentemente, o consumo de combustível”, comenta Victo.

 

Manutenção: agilidade garantida 

Manutenções são necessárias para prolongar a vida útil de um equipamento (ou mesmo para reparar uma eventual falha), mas essa pausa pode comprometer o prazo da entrega final de uma operação. Pensando nisso, a Nova Geração de Escavadeiras Hidráulicas Cat® reduzem os custos e tempos de manutenção em até 15%.

 

Como isso é possível? Com intervalos estendidos e mais sincronizados. Explicamos melhor: os novos equipamentos contam com um novo filtro de retorno hidráulico, com maior capacidade de absorção de partículas e vida útil de três mil horas (50% mais vida útil dos modelos anteriores).

 

As novas Escavadeiras Hidráulicas Cat® contam ainda com filtro de ar com pré-purificador integrado e filtros primário e secundário. Juntos, somam mil horas de vida útil (aumento de 100% em comparação aos anteriores). As novidades não param por aí: há também um novo filtro na tampa do tanque de combustível, com vida útil de duas mil horas.

 

“Além de todas essas inovações no sistema de combustível dos equipamentos, existe outro diferencial. Todos os serviços, como verificações diárias de manutenção do óleo do motor, do separador de água e combustível, além do próprio sistema de arrefecimento, são realizados ao nível do solo. Com isso, o cliente ganha em agilidade e segurança”, completa Paulo Trigo, Representante Técnico de GCI da Caterpillar.

 

Conforto em primeiro lugar

Ter um equipamento robusto e com tecnologias de ponta faz toda a diferença, mas não dá para deixar de lado o conforto do operador, não é mesmo? As cabines da Nova Geração de Escavadeiras Hidráulicas Cat® são acionadas por meio de um botão de partida (e não mais por chave). Além disso, possuem proteção contra capotamento (ROPS) e controles do tipo joystick.

 

Vale lembrar que os três modelos possuem maior visibilidade nas laterais e câmera traseira que permite acompanhar tudo que acontece ao redor do campo de operação. Se o cliente desejar, é possível instalar mais câmeras nas Escavadeiras Hidráulicas Cat® 320 e Cat® 323, permitindo uma visibilidade de 360°.

 

“Não são apenas os comandos de operação que passam a ser acionados via tela touch screen. O ar condicionado e o rádio – com conexão bluetooth e entrada USB – também são ligados com apenas alguns toques na tela, garantindo ainda mais segurança”, acrescenta Briones.

 

Palavra de cliente

Com tantas novidades, a expectativa é de que os novos modelos sejam um sucesso e muitos clientes aprovaram o lançamento, como Flávio Figueiredo Filho, Presidente da Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem e Ar Comprimido (APELMAT).

 

“É fundamental ter um equipamento voltado para atender uma pluralidade de segmentos com a adição de tecnologias para trazer produtividade, rapidez e facilidade de operação. Ficamos surpreendidos com esse lançamento, que vai facilitar as obras. Gostei muito de saber sobre a balança embutida para controlar o peso e os limites para evitar acidentes na hora do giro ou para não atingir tubulações de esgoto ou fiações elétricas”, destacou.

 

Rafael Garcia, da Garcia Terraplenagem, também citou a versatilidade das novas Escavadeiras Hidráulicas Cat®. “São mais econômicas, trazem mais segurança para o operador, têm mais recursos que o modelo anterior. Como destaque, gostaria de citar a melhoria do sistema hidráulico. No modelo anterior, a cada seis mil horas era preciso trocar 15 componentes e agora trocam-se apenas três. Até o design das máquinas ficou bem legal. Sou bem a favor de tecnologias e gostei muito da tela touch screen”, contou.

 

Para Ricardo Varga Junior, Gerente Comercial da Triex, o lançamento é como uma roupa sob medida para os clientes. “Os equipamentos estão muito direcionados para o cliente. Não é o cliente que se adaptou ao equipamento e sim o contrário. Todas as necessidades que nós tínhamos foram levadas em conta e adaptadas nessas máquinas, como redução de consumo de combustível e manutenção. Ficou um resultado moderno e muito bem planejado”, conclui.