Caterpillar lança três novos tratores de esteiras

Caterpillar lança três novos tratores de esteiras

Os novos Cat® D6K, D6N e D8T garantem mais conforto ao operador e aumentam a produtividade em várias aplicações

 

Para atender às exigências do mercado, a Caterpillar lançou três novos modelos de tratores de esteiras. Todos são produzidos na fábrica da empresa em Piracicaba (SP) e comercializados pela Sotreq. Confira as características de cada máquina.

 

Trator de Esteiras Cat® D6K

Combina a melhor eficiência de combustível em sua classe com a potência e a precisão para distinguir-se em uma grande variedade de obras. O modelo conta com o motor Cat® C7.1 ACERT™, que garante uma economia de até 18% de combustível em aplicações com cargas mais leves na lâmina.

 

Para ajudar o operador a realizar um trabalho com mais qualidade em menos tempo, o novo Cat® D6K oferece diversas tecnologias que fazem parte do Cat® Connect GRADE, como o Cat® GRADE com Slope Assist™, que ajuda a alcançar o talude desejado de maneira rápida e automática. Já o Cat Stable Blade monitora o deslocamento da lâmina e ajusta automaticamente seu movimento para frente e para trás ao completar o nivelamento com mais suavidade e rapidez. O Cat Slope Indicate exibe o talude transversal e a queda principal, com orientação para frente e para trás. Além disso, o equipamento conta com o sistema Cat® Product Link™.

 

Para tarefas mais complexas, o D6K pode ser equipado com o sistema opcional Cat® AccuGrade™, que possui  lasers para trabalho em solos planos e aclives em 2D, com controle por Global Navigation Satellite System (GNSS) para cortes e contornos complexos em 3D e também sistemas que usam a Universal Total Station (UTS) para nivelamento de precisão e acabamento. A opção AccuGrade Ready Option permite a fácil instalação dos sistemas de controle Cat AccuGrade 2D e 3D para aumentar a versatilidade e a produtividade.

 

Versátil e produtivo, o novo Trator de Esteiras Cat® D6K oferece diversas características para fazer frente à obra e facilitar o trabalho do operador, como um arranjo especializado para Reflorestamento/Agricultura, novo Display de Cristal Líquido fácil de ler, Controle Automático da Tração (opcional), que reduz automaticamente o deslizamento das esteiras em condições de má sustentação do solo, e mostrador padrão de controle bidirecional.

 

Trator de Esteiras Cat® D6N

O modelo possui configuração atualizada de lâmina SU e mais opções de tecnologia GRADE para aumentar a produtividade em várias aplicações. A nova cabine conta com uma Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem integrada, que oferece maior visibilidade de toda a área, aumentando a segurança e a produtividade. O interior silencioso, com melhor pressurização, ajuda a manter a poeira do lado de fora.

 

Já os controles eletro-hidráulicos na lâmina VPAT reduzem o esforço do operador, melhoram a precisão e a resposta e permitem acesso às tecnologias Cat Connect. Botões giratórios de uso simples controlam a rotação do acelerador do motor. O recurso bidirecional permite ao operador pré-selecionar as marchas de avanço e ré para reduzir o esforço e melhor a eficiência.

 

Um novo Monitor de Cristal Líquido funciona como tela de controle da Assistência para Inclinação e vem preparado com câmera traseira para oferecer mais segurança. Além disso, é possível aumentar a produtividade e a qualidade do nivelamento com as tecnologias Cat® Connect GRADE:

 

  • O Cat® Connect GRADE com Assistência para Inclinação mantém automaticamente a posição estabelecida da lâmina para realizar os trabalhos mais rapidamente, com melhor qualidade de superfície e bem menos esforço do operador.  
  • Já o Cat® Slope Indicate é padrão e exibe a inclinação transversal da máquina e a orientação para frente e para trás em tempo real, permitindo que os operadores trabalhem com mais precisão.
  • O Cat® AccuGrade™ é uma opção de sistema de controle de nivelamento. Permite a escolha de Laser, Sistema Global de Navegação por Satélite ou uma Estação Total Universal para oferecer o nível certo de precisão às especificações de trabalho.

 

Além das tecnologias GRADE, o sistema de telemática do Cat® Product Link™ fornece dados importantes, como localização, horas trabalhadas, consumo de combustível, produtividade, tempo de máquina parada e códigos de diagnóstico, que podem ser acessados facilmente por meio da interface online do VisionLink®. O sistema ajuda os proprietários a obter um gerenciamento de ativos mais eficaz, melhorar a produtividade e reduzir os custos de operação.   

 

A configuração Semi-Universal (SU) atualizada do Cat® D6N segue o padrão dos tratores de esteiras maiores para oferecer maior força de desagregação e estabilidade em aplicações de laminação. A máquina conta com a potência do motor Cat® C7.1 ACERT.

 

Mais versátil, a lâmina de Angulagem e Inclinação Hidráulica Variável (VPAT) do D6N ajusta hidraulicamente a altura, o ângulo e a inclinação para obter resultados mais precisos.

 

Trator de Esteiras Cat® D8T

Equipado com a maior lâmina padrão de sua classe (10,3 m³), o Cat® D8T move até 13% mais material por passada. Construído com aço de alta resistência à tração e com uma seção em caixa robusta, seu projeto suporta as aplicações mais extremas.

 

A lâmina de Inclinação Dupla opcional e a Assistência Automatizada de Lâmina ajudam a aumentar a produtividade em até 10%. A Inclinação Dupla melhora o controle da carga e permite ao operador otimizar o ângulo de tombamento da lâmina para obter melhor equilíbrio e produtividade. A Assistência Automatizada da Lâmina é uma função de controle de lâmina semiautomática que faz o operador ser mais eficiente no tombamento.

 

Assim como o Cat® D6N, o Cat® D8T conta com o Cat® Product Link™ e uma nova cabine com uma Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem. Já o motor é o Cat® C15 ACERT™, que entrega potência líquida de 242 kW, alimentando o trator nas aplicações mais exigentes. A exemplo de todos os demais tratores Cat®, o novo modelo inclui recursos como portas de acesso no painel do motor, com ampla abertura para minimizar o tempo de manutenção.

 

O condensador do ar condicionado montado na cabine melhora o desempenho do sistema e o arrefecimento do motor, facilitando a manutenção. Os painéis de acesso com proteção inferior disponíveis ajudam na limpeza do equipamento. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Soluções em Energia como Grupos Geradores e UPS, gestão completa de contratos e  manutenção preventiva e corretiva são alguns dos serviços que serão apresentados pela empresa no evento...
Evento destacou a importância de respeitar as normas do fabricante para fazer o serviço de forma correta e manter a qualidade da máquina   Referência mundial em robustez e excelência...