Equipamento Cat® SMA leva pioneirismo ao setor siderúrgico

Equipamento Cat® SMA leva pioneirismo ao setor siderúrgico

Steel Mill Arrangement é uma customização de máquinas para aplicações no segmento de siderurgia que garante alto desempenho. Elba Equipamentos e Serviços é pioneira na aquisição desta tecnologia

 

 

Fundada em 1960, a Elba Equipamentos e Serviços pertence ao Grupo EES. Ao longo dos anos, a empresa passou do ramo de construção civil para prestação de serviços especializados. Atualmente, tem forte presença no segmento de siderurgia e uma parceria de sucesso com a Sotreq.

 

A Elba é pioneira na aquisição de equipamentos Cat® com o arranjo SMA (Steel Mill Arrangement). Ou seja, trata-se de uma customização da máquina para aplicações em siderurgia. A empresa possui quatro unidades da Carregadeira Cat® 966H.

 

Na prática, o equipamento recebe uma série de adaptações mecânicas e hidráulicas para garantir a operacionalidade em um ambiente em que a temperatura passa de 300 °C. A Caterpillar foi pioneira neste nicho de mercado com os modelos de Carregadeiras Cat® 980 e 988 nos anos 80.

 

“Após um tempo, a empresa expandiu a tecnologia para as Carregadeiras Cat® 950, 966 e 972 de fabricação nacional”, conta Luis Fernando Gallotti, Consultor de Vendas Sênior da Sotreq.

 

Qual a função desses ajustes? Na operação, a máquina é utilizada na limpeza da aciaria – local onde o aço líquido é depositado – e na movimentação de sucata, além de suporte geral nas diversas etapas de fabricação do aço.

 

Vantagens

Recentemente, a equipe de vendas da Sotreq fez uma proposta de peso para a Elba: migrar da Cat® 966L para um modelo mais robusto, a Carregadeira Cat® 972L, com 91% de similaridade em relação ao modelo anterior.

 

Entre as vantagens da migração se destacam:

  • 15% a mais de peso operacional;
  • Motor diesel 15% mais potente;
  • Caçamba SLAG Cat® com perfil de penetração e maior retenção de carga.

 

Todos esses fatores são de suma importância para aplicações que exigem força de desagregação da caçamba, como as operações em aciaria.

 

“As carregadeiras Cat® SMA possuem um diferencial frente ao mercado, uma vez que, além de terem o arranjo para aplicações severas, contam com a estrutura de Suporte ao Produto da Caterpillar e da Sotreq, que asseguram a manutenção da disponibilidade dos equipamentos”, comenta Gallotti.

 

Vale ressaltar: é a primeira Carregadeira SMA Cat® 972L vendida no Brasil, o que reforça novamente o pioneirismo da Elba neste segmento. “O mercado sinaliza a demanda por equipamentos maiores e cada vez mais customizados para aplicações extremas, como a siderurgia”, afirma Gallotti.

 

De acordo com o Instituto Aço Brasil (IABr), o setor mostra sinais de retomada. No primeiro semestre, a produção brasileira de aço bruto somou 16,7 milhões de toneladas, uma alta de 12,4% comparada ao mesmo período do ano passado. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Quando duas empresas de renome internacional se reúnem, a parceria tende a ser um sucesso. Foi o que aconteceu entre a Sotreq e a SCHWING-Stetter ao acordarem na incorporação de Motores Cat® na linha...
Tecnologia pode ser instalada em máquinas novas e usadas, além de diminuir a produção de gases que causam o efeito estufa   O consumo de combustível é um assunto que interessa a todas as...