Nova tecnologia gerencia remotamente Grupos Geradores

Nova tecnologia gerencia remotamente Grupos Geradores

CAT® Remote Asset Monitoring fornece dados a fim de melhorar a tomada de decisões quanto à manutenção e operação do equipamento

 

 

Imagine uma tecnologia capaz de gerenciar remotamente Grupos Geradores e, assim, melhorar a tomada de decisões quanto à manutenção e operação da máquina. Ela já existe e atende pelo nome de CAT® Remote Asset Monitoring, serviço que a Unidade de Negócios de Energia da Sotreq oferecerá a partir de maio. Assim informa Alexandre Saul Machado, Consultor de Novas Tecnologias da Sotreq.

 

Assim como o SotreqLink, a ferramenta propõe uma nova gestão de ativos, neste caso, dos Grupos Geradores. Na prática, ela fornece informações sobre o equipamento, que são analisadas por especialistas da Sotreq e transformadas em relatórios com sugestões de melhoria. “Assim, é possível intervir preventivamente, evitando ou reduzindo as consequências de uma máquina fora de operação”, comenta Machado.

 

“Estamos trabalhando para que esta ferramenta se integre totalmente com o SotreqLink para que todas as informações possam estar em um único ambiente”, complementa.

 

O sistema funciona por meio de um hardware instalado no equipamento – é ele que coleta os dados do Grupo Gerador. Depois, as informações são exportadas por meio da internet ou transmissão própria de satélite para uma nuvem da Caterpillar e transformadas em relatórios para o cliente. “Ele terá acesso a dados, como o horímetros do motor, e programar manutenções preventivas com maior antecedência ou então verificar se as maquinas estão em condições de partir numa eventual emergência ”, afirma.

 

Dessa maneira, o CAT® Remote Asset Monitoring promove o aumento da disponibilidade do equipamento com menor custo operacional possível. “Trata-se de um diferencial competitivo”, resume Machado.

 

A Sotreq possui uma extensa linha de Grupos Geradores Cat® com potência de 50 a 5.000 kVA e fornece soluções de alta confiabilidade e eficiência na geração a diesel ou a gás natural. Para conhecer os produtos, visite a página da empresa em https://www.sotreq.com.br/pt-br/produtos/grupos-geradores.