Programa CPT reforma trem de força de equipamento

Programa CPT reforma trem de força de equipamento

Serviço oferecido pela Sotreq revitalizou Carregadeira de Rodas Cat® 980H da Mineração Corumbaense Reunida

 

Em julho, a filial Campo Grande (MS) da Sotreq finalizou o primeiro Cat® Certified Power Train, também conhecido como CPT. O trabalho foi realizado para a Mineração Corumbaense Reunida, empresa do segmento de mineração.

 

O CPT é o programa de reforma do trem de força da máquina, seguindo os padrões da Caterpillar. “O cliente traz o equipamento novamente à condição de novo, a um custo reduzido”, afirma Bruno Sanchine, Supervisor de Suporte ao Produto da Sotreq.

 

O serviço ainda conta com a opção CPT+Plus (categoria utilizada pela empresa), em que, além da revitalização do trem de força, o restante do equipamento é reformado de forma customizada, de acordo com as necessidades da máquina e seguindo o padrão de qualidade Sotreq e Cat®.

 

Sanchine explica que as vantagens desse programa são inúmeras, por exemplo, o equipamento volta a ter alto índice de performance, recebe updates, certificação e garantia de fábrica, além da reutilização média de aproximadamente 70% (em peso) do material original. Quanto ao custo, o cliente gasta em torno de 40% do valor de uma máquina nova.

 

“Há também uma redução no consumo de energia de, aproximadamente, 40% em relação à fabricação de um equipamento novo e no consumo de combustível/emissões em função do recondicionamento e atualização do equipamento”, destaca Sanchine.

 

Na ocasião, o trabalho foi realizado em uma Carregadeira de Rodas Cat® 980H e incluiu a reforma do sistema hidráulico e elétrico, da cabine, instalação do sistema de lubrificação automática e câmera de ré. O equipamento estava com 25 mil horas de uso e o reuso dele gerou uma receita de R$ 1,257 milhão.

 

O processo é simples: o cliente envia os equipamentos para a Sotreq, que realiza uma Análise Técnica para precificação dos serviços. Em seguida, a empresa encaminha uma proposta comercial, que é negociada com o cliente. Após o fechamento de contrato, a Sotreq entrega a máquina em até 90 dias.

 

Fabio Ferreira, da área de Engenharia de Manutenção de Equipamentos Móveis da Mineração Corumbaense, ressaltou o know-how da Sotreq em uma intervenção tão ampla. “Destaco a qualidade dos serviços prestados, uma vez que a máquina voltou para operação como nova e nenhum problema foi identificado”, afirma.

 

Sanchine ainda enfatiza a sinergia entre as equipes, um dos pilares para o sucesso do projeto. "Participaram as áreas de Suporte ao produto, Inteligência de Produto e Serviços e a Caterpillar. Há de se destacar também a capacidade e empenho da equipe de técnicos que participaram dessa reforma, liderados pelo técnico especialista Hélio Fonseca".

Para 2018, há a previsão de a empresa realizar outras três reformas de Carregadeira de Rodas Cat® 980H, de sua frota de 20 desse modelo – um total de 60 máquinas entre carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e tratores de esteira.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Quando duas empresas de renome internacional se reúnem, a parceria tende a ser um sucesso. Foi o que aconteceu entre a Sotreq e a SCHWING-Stetter ao acordarem na incorporação de Motores Cat® na linha...
Tecnologia pode ser instalada em máquinas novas e usadas, além de diminuir a produção de gases que causam o efeito estufa   O consumo de combustível é um assunto que interessa a todas as...