Programa de Estágio do Grupo Sotreq: conheça a história de dois jovens talentos

Programa de Estágio do Grupo Sotreq: conheça a história de dois jovens talentos

Hernandes Silva Viana e Andréa Pereira Nunes Galvão mudaram o caminho profissional e hoje encaram os desafios de uma grande empresa

 

Em agosto de 2017, o Grupo Sotreq abriu as inscrições para o Programa de Estágio 2018. Foram vagas em diversas cidades e diferentes cursos: Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contáveis, Economia, Engenharia (Produção, Elétrica, Mecânica ou Mecatrônica), Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Tecnologia da Informação

 

 

No primeiro trimestre deste ano, o Grupo Sotreq recebeu os novos estagiários e a ELO News selecionou dois deles para bater um papo e conhecer um pouco mais sobre suas histórias e a experiência no Grupo Sotreq. Confira.

 

Do inglês à Engenharia Elétrica

O estagiário Hernandes Silva Viana atua desde fevereiro na área de Marketing de Suporte ao Produto da unidade de Mineração da filial da Sotreq de Carajás, em Parauapebas (PA). Atualmente, está no quarto ano de Engenharia Elétrica e decidiu seguir o curso após uma...aula de inglês. Professor do idioma desde os 15 anos, certa vez lecionou para um engenheiro eletricista e teve a oportunidade de conhecer sua rotina.

 

“Ali, tive a certeza que essa seria a minha escolha, trabalhar não apenas na geração e na transmissão de energia, mas com uma tendência de mercado global à automação. Além disso, na escola sempre tive facilidade em matemática e física”, conta.

 

Na procura por um estágio, Hernandes foi selecionado pelo Grupo Sotreq. Com pouco mais de dois meses de trabalho, se considera um privilegiado. “Conheço muitos que gostariam dessa oportunidade, por isso, devo dar meu máximo todos os dias e procurar aprender com a empresa e contribuir com aquilo que ela vem me oferecendo”, diz.

 

Apesar do pouco tempo, o estagiário conta que todo dia é preciso se superar a fim de adquirir mais conhecimento com os profissionais da empresa. Essa é a fórmula que ele utiliza para, ao término do estágio, estar preparado para assumir uma nova posição.

 

Mudanças à vista

Às vezes, a vida pode tomar um rumo diferente do que planejamos. Foi o que aconteceu com Andrea Pereira Nunes Galvão, estudante do segundo ano de Ciências Contábeis e hoje estagiária da área de Controladoria do Grupo Sotreq, na Matriz, localizada no Rio de Janeiro (RJ).

 

O contato com a atual empresa, no entanto, começou bem antes disso. Paulista, Andrea iniciou os estudos na universidade cursando Engenharia Mecânica, época em que conheceu a fama e o reconhecimento da Sotreq no mercado.

 

Como futura engenheira mecânica, conseguiu um estágio em uma empresa. Com o tempo, ingressou na área de Controladoria e Performance e então tudo mudou. “Me apaixonei pelas análises financeiras, por participar de todo o processo corporativo por meio do suporte à elaboração do orçamento anual da companhia. Ali, tive o interesse de me aprofundar nos conhecimentos contábeis e financeiros”, relembra.

 

Andréa abandonou o curso no terceiro ano e pesquisou sobre as melhores universidades do Brasil em Ciências Contábeis. Optou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez o processo seletivo e passou! Mesmo sem ter familiares na cidade, se preparou para mudar completamente o rumo pessoal e profissional.

 

Há pouco mais de dois meses no Grupo Sotreq, a estagiária conta que a experiência tem sido muito agradável e destaca o trabalho em equipe. “O clima colaborativo que encontrei no Grupo Sotreq é surpreendente, muito diferente de outras empresas que já tive a oportunidade de conhecer, o que, neste momento de mudança na vida – de faculdade, de curso e, principalmente, de cidade – tem sido fundamental para mim”, conta.

 

Para ela, mais do que saber o quê, o Grupo Sotreq ensina o como e isso é um diferencial. O tipo de coisa que admira e, por isso, se empenha para crescer junto com a empresa e se desenvolver com outros colaboradores que começaram como estagiários e hoje ocupam cargos de gerência e coordenação.