Programa de Voluntariado do Grupo Sotreq beneficia mais de quatro mil pessoas

Programa de Voluntariado do Grupo Sotreq beneficia mais de quatro mil pessoas

O Momento S mobilizou 23 localidades na realização de palestras educativas, de leitura e contação de histórias, além de revitalização de bibliotecas e brinquedotecas

 

 

O Momento S, primeira ação corporativa do Programa de Voluntariado, que ocorreu nos meses de outubro, novembro e dezembro, mobilizou 23 localidades. Estas unidades realizaram atividades como palestras educativas, leitura, contação de histórias, além da revitalização de bibliotecas, brinquedotecas, quadra de esportes, jardins e salas de estudo. O evento contribuiu para o legado Sotreq.

 

No total, foram 58 Representantes do Comitê de Voluntariado, em torno de 200 voluntários, aproximadamente 450 horas doadas e 4.100 pessoas beneficiadas. “O exercício do voluntariado possibilita um processo de engajamento em que as pessoas começam a identificar seus espaços de contribuição, buscando uma sociedade mais justa e responsável. Com a prática voluntária, é possível estarmos em rede com outros cidadãos e instituições, o que proporciona o desenvolvimento de todos”, afirma Ellen Pereira, Analista de Responsabilidade Social da Sotreq.

 

A Sotreq possui o Programa de Voluntariado desde outubro de 2016, lançado em comemoração aos 75 anos da empresa. Ele é dividido em Responsabilidade Social, área responsável por gerenciar as ações e projetos em todo o Grupo Sotreq; Comitê de Voluntariado, em que colaboradores da Sotreq ficam à frente da gestão do programa em cada localidade do Grupo e são responsáveis por conduzir e engajar as equipes; e Voluntários, colaboradores que concretizam o projeto. A ação proporcionou uma nova estrutura ao programa, a fim de aproveitar todo seu potencial. 

 

No Grupo Sotreq, a prática de ações voluntárias já se faz presente há alguns anos. Contudo, com a estruturação de um programa, lançado oficialmente em outubro de 2016, o objetivo é que todo o potencial seja aproveitado. Ele é conduzido pelo Comitê de Voluntariado, grupo formado por funcionários que são responsáveis por gerir e conduzir as ações. O Momento S propiciou uma nova vivência ao programa, despertando ainda mais a importância do exercício da cidadania e solidariedade. 

 

“A prática do voluntariado permite o fomento da generosidade e doação, mas também a abertura para novas experiências, oportunidades de aprendizado, prazer de ser útil, criação de novos vínculos e afirmação do sentido comunitário”, conclui Ellen.