Sotreq comemora 76 anos de sucesso

Sotreq comemora 76 anos de sucesso

Para comemorar a trajetória da empresa, três colaboradores falam de suas experiências profissionais

 

Em outubro, a Sotreq comemora 76 anos de atuação. Fundada em 1941, no Rio de Janeiro (RJ), como Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda., teve seu nome encurtado mais tarde para Sotreq e se tornou uma das maiores provedoras de soluções customizadas, produtos e sistemas Cat® do mundo.

Com mais de 50 filiais e infraestrutura necessária para oferecer as melhores soluções aos clientes, um de seus destaques é o capital 100% nacional, com técnicos especializados nos mais diversos segmentos, como Construção, Mineração, Energia e Petróleo.

A Sotreq pertence ao Grupo Sotreq, que também comercializa e fornece soluções em equipamentos MaK, Hyster, Yale, Trimble, SEM e Perkins.

Para comemorar esta data especial, conversamos com alguns colaboradores da empresa para falar sobre suas experiências e o que significa fazer parte da empresa. Confira!

 

CRISTIANA CERQUEIRA PINHEIRO – VENDAS DE MÁQUINAS

Cristiana está na Sotreq há 15 anos e, na época, iniciou sua trajetória como Trainee. Posteriormente, foi contratada e passou por diversas áreas, como venda de peças, financeiro, serviços, gestão de contrato PMP e venda de máquinas.

“Inicialmente como Assistente Administrativa, pude conhecer todo o processo de vendas, faturamento, análise de crédito, estoque e obtive toda a bagagem necessária para mais tarde atuar nas áreas de Supervisão e Vendas de Equipamentos”, conta.

Ela lembra que, apesar de apreensiva em seu primeiro dia na empresa, estava feliz por ter ingressado em uma companhia de grande porte e reconhecida mundialmente. Também percebeu rapidamente que a Sotreq investe constantemente na formação profissional dos colaboradores, com treinamentos, palestras e eventos.

“Tenho orgulho de pertencer a uma empresa séria e, acima de tudo, referência no mercado por oferecer produtos e serviços de qualidade, além de se preocupar com a valorização de seus clientes e colaboradores”, afirma.

Por fim, Cristiana aproveita para parabenizar a Sotreq pelos 76 anos. “Desejo que a trajetória da Sotreq permaneça vitoriosa e que os desafios sejam superados”, conclui.

 

DANIELLE FREITAS – RECURSOS HUMANOS

Danielle entrou há apenas oito meses na Sotreq e atua na área de Consultoria Interna, atendendo demandas de Ambiente Humano, das unidades de Construção Leste e Norte e de Inteligência de Suporte ao Produto de Peças e Serviços.  

O dia a dia é corrido, mas ela conta que o clima é bem tranquilo, especialmente por ter sido muito bem recebida por toda a equipe. “Tem sido muito gratificante e um aprendizado constante. Minha gestora me apoia com as dúvidas e me incentiva em tudo. Me esforço bastante para entender o todo e não apenas aquele pequeno processo sob minha responsabilidade. São muitos desafios vencidos a cada dia e eles que nos movem e nos ajudam a crescer pessoal e profissionalmente”, conta.

Um desses desafios foi a retomada de um projeto antigo da área, feito em conjunto com um colega de trabalho que fica em outra filial da Sotreq. Eles trabalharam arduamente e conseguiram cumprir as metas antes do prazo previsto.

“Costumo dizer que o objetivo do meu trabalho é fazer com que a experiência das pessoas na Sotreq seja a melhor possível, o que impacta diretamente nos resultados da empresa, então, essa é a minha maior motivação”, afirma.

Danielle deseja que a Sotreq continue trilhando um caminho marcado pelo sucesso e se supere a cada novo desafio. “Parabenizo a Sotreq pelo aniversário. Sinto que já faço parte da história que a empresa vem construindo ao longo desses anos e espero contribuir cada vez para o seu crescimento”, diz.

 

JOSÉ GUALBERTO - SOLDADOR

Com 25 anos de Sotreq, José Gualberto é um dos colaboradores mais antigos da empresa e tão dedicado que participa da Convenção Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e aproveita para orientar seus colegas de trabalho.

Ele se adaptou rapidamente à sua rotina e desenvolveu boas amizades. “Nunca trabalhei em uma empresa como a Sotreq. É como se tivesse criado uma família aqui. Tenho muito carinho pelos colegas que confiam no meu trabalho e me consideram um líder em alguns assuntos. Tenho orgulho da minha trajetória”, diz.

Para o soldador, um dos destaques da Sotreq é a valorização aos colaboradores, independentemente do cargo. Ele também cita os valores da empresa, que são colocados diariamente em prática, como superação, compromisso com a sustentabilidade e valorização dos clientes.

“Desejo muito sucesso para a Sotreq neste aniversário e que ela continue sendo essa empresa séria e dedicada, tanto com os clientes quanto com os colaboradores. Ajudando a empresa a crescer, a gente cresce junto com ela”, conclui.

 

Trajetória da Sotreq

  • 1941 – Fundação da Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda (Sotreq), no Rio de Janeiro;
  • 1946 – Fundação da filial de Belo Horizonte (MG), seguida por Uberlândia (MG), Brasília (DF) e Vitória (ES).
  • 1949 – Sede na Avenida Brasil, principal eixo de saída e chegada do Rio de Janeiro (RJ).
  • 1970 – Início das atividades nos estados Pará e Amapá.
  • 2001 – Atuação em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima.
  • 2012 – Passa a atender a região Nordeste.
  • Atualmente o Grupo Sotreq é formado pelas empresas Sotreq, Somov, MDPower, Soimpex, Sematech, Sitech, ON², Radix, Santana e Stogas. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Quando duas empresas de renome internacional se reúnem, a parceria tende a ser um sucesso. Foi o que aconteceu entre a Sotreq e a SCHWING-Stetter ao acordarem na incorporação de Motores Cat® na linha...
Tecnologia pode ser instalada em máquinas novas e usadas, além de diminuir a produção de gases que causam o efeito estufa   O consumo de combustível é um assunto que interessa a todas as...