Loja de Mangueiras é instalada pela Sotreq em Mina de Ouro de Cliente

Loja de Mangueiras é instalada pela Sotreq em Mina de Ouro de Cliente

Estrutura reduz tempo de inatividade do equipamento e retrabalho em falhas relacionadas a mangueiras hidráulicas

 

A AngloGold Ashanti é uma das maiores produtoras de ouro do mundo. No Brasil, a empresa explora minério de ouro no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, e possui 17 projetos em nove países, gerando mais de 60 mil empregos.

 

Nessas operações, todo o processo produtivo é constituído, basicamente, pela operação de equipamentos pesados. Essa frota, chamada de Heavy Mining Equipment (HME), é responsável pelas atividades do ciclo operacional, sendo os principais processos a perfuração para lavra, a contenção, o carregamento e o transporte.

 

A frota HME possui grande volume de mangueiras hidráulicas que, quando falham, afetam diretamente a confiabilidade dos equipamentos. Neste caso, é necessário fazer uma manutenção na máquina, tirando-a de operação.

 

Para reduzir o down time (tempo de inatividade) do equipamento e o retrabalho em falhas relacionadas às mangueiras hidráulicas, a AngloGold Ashanti decidiu instalar uma “loja de mangueiras” em suas instalações, na oficina subsolo da mina, em Cuiabá.

 

Trata-se de uma estrutura de ferramentas e mão de obra para se montar mangueiras hidráulicas. A empresa buscava disponibilizar recursos para aumentar o desempenho e diminuir o down time por falhas nos sistemas hidráulicos.

 

Excelência operacional

A operação na loja começou em novembro de 2017. “A AngloGold ficou responsável por selecionar a área dedicada ao projeto e a Sotreq apoiou no dimensionamento da estrutura complementar, como bancadas e estoques, por exemplo”, explica Arthur Assis, Consultor de Suporte ao Produto da Sotreq.

 

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, um profissional da Sotreq é responsável pelas atividades desenvolvidas no local, trabalhando de forma integrada à dinâmica operacional das áreas de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

 

Além dos benefícios já mencionados, a loja reduzirá o consumo de óleo hidráulico em função da maior confiabilidade do sistema e garantirá a vida útil adequada das mangueiras devido à fabricação 100% das mangueiras com materiais originais Cat®.

 

“O projeto garante a entrega rápida do produto original mesmo em casos de extrema urgência em que o cliente poderia recorrer ao paralelo, além de reforçar a marca sendo a primeira fábrica de mangueiras Cat® no subsolo”, conclui Assis.