Tecnologia da Sotreq adquirida pela Norsk Hydro previne imprevistos e reduz custos com manutenção de equipamentos

Tecnologia da Sotreq adquirida pela Norsk Hydro previne imprevistos e reduz custos com manutenção de equipamentos

Especializada na produção de alumínio e energia renovável, Norsk Hydro adquire contrato de monitoramento VisionLink com 26 equipamentos Cat®

 

No primeiro semestre de 2017, a Unidade de Mineração da Sotreq fechou um pacote de monitoramento de 26 equipamentos Cat® para a Norsk Hydro, um conglomerado industrial norueguês com empresas no campo da produção de minério, alumínio e energia renovável.

 

O contrato reúne o que há de mais moderno e eficiente no ramo: o VisionLink, ferramenta de monitoramento que proporciona o mais completo controle de frota e operações por meio de uma plataforma rápida e interativa via web ou smartphone. Essa tecnologia evita paradas não programadas das máquinas e garante eficiência de operação e redução de custos.

 

O pacote inclui ainda relatórios customizados com recomendações de manutenção e reparo gerados pelo CMC (Centro de Monitoramento de Condições da Sotreq) para cada equipamento. Essas informações podem servir como ações de manutenções programadas e executadas pela própria equipe do cliente que, em seguida, encaminha um feedback ao time do CMC para acompanhamento.

 

Para Raimundo Sodré, Gerente Regional Sistema Norte da Unidade de Mineração da Sotreq, esse serviço reforça a importância da manutenção preventiva. “Com o acompanhamento de cada equipamento, amplia-se a capacidade de planejar antecipadamente as intervenções para correção ou reparo programado de uma eventual falha”, explica.

 

Sodré ainda destaca que esse monitoramento faz parte de um grande projeto da Norsk Hydro para seguir o conceito de “Indústria 4.0”, termo que visa a automação industrial. “Por meio da tecnologia embarcada nos equipamentos Cat®, o cliente extrairá o máximo de produtividade das máquinas”, comenta.

 

Ele ressalta que essa parceria já é um sucesso. “Para nós, é um recurso que garante a fidelização do cliente, alavancando oportunidades para venda de outros serviços, peças e tecnologia, além de novos equipamentos”, conclui.

 

Benefícios do VisionLink

  • Prevenção de imprevistos: utiliza alta tecnologia para rastrear falhas no equipamento;
  • Flexibilidade: possibilita adequar o treinamento da equipe pessoal de acordo com os problemas identificados;
  • Segurança: controle de patrimônio e rotinas de operação dos equipamentos via cerca virtual e mapa digital;
  • Prevenção: programação de paradas e identificação de falhas antes que o problema se agrave;
  • Informação: recebimento de relatórios de gestão de ativos para acompanhamento de performance de operação e consumo de combustível com linguagem simples para auxílio nas tomadas de decisão;
  • Visão sistêmica: mostra consumo de combustível, horas em operação, cálculo de eficiência e muito mais.