Notas

abr 19, 2017

Equipamentos Cat® minimizam impacto ambiental

Sotreq participa da FEICON Batimat e apresenta linha de Minicarregadeiras e Grupo Gerador GEP125, que proporcionam reduções significativas no canteiro de obras

 

 

É possível minimizar o impacto ambiental gerado por uma obra? Sim, e algumas empresas já colocam esse planejamento em prática. O processo envolve várias etapas, entre elas, a utilização dos equipamentos certos. Dois deles já estão disponíveis no mercado e foram apresentados pela Sotreq no “Canteiro Sustentável” da FEICON Batimat, realizada entre 4 e 8 de abril, em São Paulo (SP).

De acordo com Anselmo Gomes, Gerente de Máquinas de Construção da Sotreq, a linha de Minicarregadeiras Cat® e o Grupo Gerador GEP125 (divulgados durante o evento) mostraram a capacidade da empresa em oferecer máquinas eficientes e de alta qualidade. “Os equipamentos garantem o melhor retorno ao construtor e, ao mesmo tempo, proporcionam reduções significativas de impacto ambiental no canteiro de obras”, conta.

 

Robustez comprovada

Segundo Anselmo, a linha de Minicarregadeiras Cat® possui motor regulamentado, que atende os limites do PROCONVE MAR-1 ou o equivalente ao Tier 4 interim. Em outras palavras, melhor consumo e emissões reduzidas. “Outra característica ambiental importante é a bomba de pistões, que, sensível à carga, permite que as tarefas sejam executadas com menor rotação do motor, resultado em mais economia de combustível”, conta.

 

Além disso, ele explica que os equipamentos são versáteis, já que com apenas uma máquina, o operador pode fazer diversas atividades trocando as ferramentas, como a caçamba multipropósito ou de mistura, a valetadeira e a vassoura. “Assim, as Minicarregadeiras Cat® podem ser utilizadas para carregar ou empurrar materiais, varrer pátios e sites de obras, fazer valetas, entre outras tarefas”, afirma. 

 

Outros detalhes importantes do fabricante: os equipamentos oferecem aspectos de segurança de trabalho, como grande visibilidade da cabine, câmera de ré e dissipação dos gases do escapamento. Para melhor conforto do operador, a cabine é selada e pressurizada, com banco de suspensão e joystick para operação das ferramentas e substituição do volante de direção, reduzindo significativamente o esforço físico humano.

 

Grupo Gerador Cat® GEP125

Carlos Pereira, Coordenador Comercial da Unidade de Energia da Sotreq, destaca o produto como fonte de energia limpa e confiável. Ele esclarece que o Grupo Gerador GEP 125 atende às normas de emissões europeias “Estágio 2” e americanas “Tier 2” de poluentes de gases de escape. Com potência de 125 kVA para o regime de operação em emergência, oferece uma das melhores eficiências de consumo de combustível da categoria.

 

“Com o nosso Grupo Gerador, mostramos como é possível ter um sistema que provê energia confiável, com economia e menos emissões de CO2 mesmo nas condições mais exigentes”, conclui

 

 

 

Mais Notas

Com o objetivo de apresentar soluções inovadoras no ramo da construção, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (SICEPOT-MG) reuniu-se, no dia 5 de outubro, com donos...
Realizado em Teresina (PI), o evento Cívico-Militar de 7 de setembro que contou com a participação do 2º Batalhão de Engenharia e Construção, cujo desfile teve a participação de um Trator de Esteira...