Soimpex comanda logística de exportação de máquinas Cat® para a Bélgica

Trabalho envolveu transporte de três Motoniveladoras Cat® 140K, desmontagem e estufagem de equipamentos em contêineres
Em 2017, a Soimpex (empresa do Grupo Sotreq) foi contratada pela companhia francesa Tractafric Equipment para planejar e executar o transporte de três Motoniveladoras Cat® 140K até o porto de Santos (SP). De lá, os equipamentos seriam exportados para Antuérpia, na Bélgica.
O trabalho envolvia reunir as máquinas, adquiridas em diferentes regiões do Brasil, no mesmo porto, desmontá-las e estufá-las em contêineres 40HC para, então, efetuar a exportação. O serviço foi executado com segurança e a operação realizada com sucesso no início deste ano.
Como funcionou
O primeiro passo foi realizar o transporte dos equipamentos por rodovias. Por serem máquinas de grande porte, o serviço exige licença prévia dos órgãos federais.
Além disso, a Soimpex teve que ficar atenta aos imprevistos (como greves, bloqueios nos acessos ao porto e excesso de movimentações da alfândega), que podem gerar custos extras com diárias de carreta, armazenagem no porto e multas.
“Nosso trabalho é administrar todo o processo, prever e antecipar problemas logísticos, alimentar o cliente estrangeiro com informações para mostrar clareza e aumentar a confiança em nossos serviços”, afirma Valeska Sily Vasconcellos, Gerente Comercial da Soimpex.
O processo durou cerca de 30 dias e envolveu diversas áreas, como comercial Sotreq (negociação da venda do produto e captação do cliente); trading (desenvolvimento de solução logística de exportação e follow-up com cliente ponta a ponta); e operacional de importação/exportação (carregamento e liberação aduaneira).
Com os equipamentos no porto, a última etapa foi fazer a desmontagem das máquinas para colocá-las em contêineres e foi um sucesso. “Contamos com uma equipe técnica especializada neste tipo de serviço. Temos um diferencial que é o nome do Grupo Sotreq, sinônimo de credibilidade”, conclui.